Secretaria Municipal de Planejamento

Horário de atendimento: 07:00h às 13:00h
E-mail: planejamento@sirinhaem.pe.gov.br
Atribuições:

As atribuições da Secretaria de Planejamento incluem:

1. Planejamento Estratégico: Elaborar e coordenar o planejamento estratégico do município, definindo metas, objetivos e diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e urbano.
  2. Elaboração do Plano Diretor: Desenvolver e atualizar o plano diretor municipal, que estabelece as diretrizes para o ordenamento territorial, o uso do solo e o desenvolvimento urbano da região.
  3. Gestão de Projetos e Programas: Coordenar a elaboração e execução de projetos e programas estratégicos para o desenvolvimento do município, em áreas como infraestrutura, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outras.
  4. Avaliação de Impacto: Realizar estudos de impacto socioeconômico e ambiental de projetos e empreendimentos que possam afetar o desenvolvimento da localidade, garantindo a sustentabilidade e mitigando possíveis impactos negativos.
  5. Captação de Recursos: Identificar e buscar recursos financeiros e técnicos junto a órgãos governamentais, instituições financeiras, organismos internacionais e outras fontes, para financiar projetos e iniciativas de desenvolvimento municipal.
  6. Monitoramento e Avaliação: Monitorar e avaliar a implementação das políticas, programas e projetos do município, acompanhando indicadores de desempenho e avaliando os resultados alcançados.
  7. Ordenamento Territorial: Promover o ordenamento territorial do município, definindo áreas para uso residencial, comercial, industrial, agrícola, de preservação ambiental, entre outros, de acordo com as necessidades e potencialidades locais.
  8. Apoio Técnico aos Órgãos Municipais: Prestar apoio técnico aos demais órgãos municipais na elaboração de planos, projetos e políticas setoriais, garantindo a integração e coerência das ações governamentais.
  9. Participação Social: Promover a participação da sociedade civil no processo de planejamento e gestão municipal, por meio de consultas públicas, audiências, conselhos municipais e outras formas de diálogo e participação democrática.
  10. Articulação Intergovernamental: Estabelecer parcerias e promover a articulação com órgãos governamentais das esferas estadual, federal e internacional, visando a integração e o alinhamento das políticas e ações de desenvolvimento.