Secretaria Municipal de Serviços Públicos

Horário de atendimento: 07:00h às 13:00h
E-mail: servicospublicos@sirinhaem.pe.gov.br
Atribuições:

As atribuições da Secretaria de Serviços Públicos incluem:

1. Limpeza Urbana: Coordenar e executar os serviços de limpeza urbana, incluindo coleta de resíduos sólidos, varrição de ruas, poda de árvores, limpeza de praças e logradouros públicos.
  2. Gestão de Resíduos Sólidos: Planejar e gerir o sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, promovendo a coleta seletiva, reciclagem e disposição ambientalmente adequada dos resíduos.
  3. Iluminação Pública: Manter e gerir o sistema de iluminação pública, garantindo a instalação, manutenção e reparo de luminárias, postes e outros equipamentos de iluminação nas vias públicas.
  4. Manutenção de Vias Públicas: Realizar a manutenção e conservação das vias públicas, incluindo operações tapa-buracos, recapeamento asfáltico, sinalização viária e conservação de calçadas.
  5. Gestão de Espaços Públicos: Administrar e conservar espaços públicos, como praças, parques, jardins e cemitérios municipais, garantindo sua adequada conservação e uso pela população.
  6. Infraestrutura de Transporte: Gerir a infraestrutura de transporte público, incluindo terminais rodoviários, pontos de ônibus, abrigos e estações de transporte coletivo, garantindo sua adequada manutenção e operação.
  7. Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário: Coordenar e operar os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, garantindo o acesso da população a água de qualidade e a coleta e tratamento adequado de esgoto.
  8. Controle de Pragas e Vetores: Realizar o controle de pragas e vetores urbanos, como mosquitos, ratos e insetos, adotando medidas de prevenção e combate para garantir a saúde pública e a qualidade de vida da população.
  9. Gerenciamento de Parques e Equipamentos Públicos: Gerir e manter parques infantis, equipamentos esportivos, quadras poliesportivas e demais equipamentos públicos, garantindo sua conservação e segurança para uso da população.
  10. Atendimento aos Serviços Públicos: Prestar atendimento à população quanto a demandas relacionadas aos serviços públicos municipais, recebendo e respondendo solicitações, reclamações e sugestões dos cidadãos.