Sirinhaém entra para o seleto grupo global de cidades engajadas no enfrentamento às mudanças climáticas – Prefeitura de Sirinhaém

Tags: , , ,
Publicado em 30 de março de 2023, por Tádzio Estevam | Categoria: Destaque

O município de Sirinhaém, no litoral Sul pernambucano, aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Agora, a cidade integra a maior aliança global de cidades empenhadas na luta contra as alterações climáticas. A assinatura do documento aconteceu na última quarta-feira (29), em Brasília, com a presença da prefeita Camila Machado.

Com a adesão ao pacto global pelo clima e energia, o município entrou para o grupo que será coordenado pela Global Covenant of Mayors for Climate & Energy, que conta com o apoio da União Europeia. O Pacto Global nasceu em 2016 da união das duas principais iniciativas de ação local contra as alterações climáticas: a aliança europeia denominada “Convenant of Mayors” e o Pacto de Prefeitos, que foi desativado por ocasião da fusão das iniciativas.

O objetivo principal da ação é reduzir os impactos inevitáveis das alterações climáticas nos governos locais, que causam danos às suas infraestruturas e afetam diretamente as populações, além de facilitar o acesso à energia sustentável.

De acordo com a prefeita Camila Machado, este é “um compromisso que procura agir corajosamente a nível local, trabalhar em conjunto e trocar soluções inovadoras. Por meio de uma visão partilhada a longo prazo, abordamos em conjunto os desafios interligados da mitigação (redução das emissões de gases de efeito de estufa), adaptação às alterações climáticas e acesso à energia segura, sustentável e a preços acessíveis para todos”.