Geografia


Localiza-se à latitude 8º35’27” sul e à longitude de 35º06’58” oeste; sua altitude é de 49 metros e ocupa uma área territorial de cerca de 374,321 km², tendo 1,510 km² desse total formando a área urbana municipal e os 372,811 km² constituindo a zona rural.

LIMITES

RELEVO

O relevo do município é formado por mar de morros.

Nomes de Morros, Outeiros, Serras e Montes do município: Morro Pedra Brilhante, Morro Uma Só Pedra, Morro São Félix, Serra dos Três Marcos, Monte Santo, Morro dos Bambus, Morro da Muriçoca, Morro Tejupaba, Morro Cantagalo, Morro da Misericórdia, Serra Selada, Serra do Cão, Outeiro do Carmo, Outeiro do Livramento, Morro da Igreja, Morro do Abacaxi e Morro do Bonito.

VEGETAÇÃO

A vegetação é composta por mata atlântica.

GEOLOGIA

O município encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema.

HIDROGRAFIA

O município de Sirinhaém encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Sirinhaém e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos. Seus principais tributários são os Rios Tapiraçu, Diamante, São Lourenço, Sibiró, Sirinhaém, Camaragibe, Trapiche, da Palma, Goicana, dos Passos e Formoso, além dos riachos: Canta Galo, Todos os Santos, Boca da mata, Caoité, Jaguarezinho, Rubi, Triunfo, São José, Cigarra e Aprumado.

CLIMA

O clima de Sirinhaém é o tropical, do tipo As’. No verão é quente e menos úmido, com máximas de 29 °C, e mínimas de 22 °C. No inverno é ameno e chuvoso, com máximas de 26 °C e mínimas de 20 °C.

  • Precipitação pluviométrica: 2 076 milímetros
  • Temperatura média anual: 24,4 °C
  • Meses mais chuvosos: abril a julho