Secretário(a): Ângela Maria Leocadio de Lins
Horário de atendimento: 07:00h às 16:00h
E-mail: educacao@sirinhaem.pe.gov.br
Atribuições:

As atribuições da Secretaria de Educação incluem:

1. Elaboração e Implementação de Políticas Educacionais: Desenvolver e implementar políticas educacionais que promovam a qualidade, equidade e inclusão no sistema de ensino, alinhadas às diretrizes nacionais e estaduais.
  2. Gestão Escolar: Gerenciar as escolas municipais, garantindo a eficiência administrativa, a qualidade pedagógica e o cumprimento das normas e regulamentos educacionais.
  3. Planejamento Educacional: Elaborar e coordenar o planejamento educacional municipal, incluindo a expansão da oferta de vagas, a melhoria da infraestrutura escolar e a capacitação de professores e gestores.
  4. Currículo Escolar: Definir as diretrizes curriculares municipais, estabelecendo os conteúdos programáticos, competências e habilidades a serem desenvolvidos em cada etapa da educação básica.
  5. Formação Continuada de Professores: Promover programas de formação continuada e capacitação para os profissionais da educação, visando o aprimoramento pedagógico, a atualização curricular e o desenvolvimento de práticas inovadoras.
  6. Avaliação Educacional: Realizar avaliações periódicas da qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais, utilizando indicadores de desempenho acadêmico, infraestrutura, gestão escolar e satisfação dos usuários.
  7. Educação Infantil: Oferecer e ampliar o acesso à educação infantil, garantindo o atendimento de qualidade às crianças de zero a cinco anos de idade, por meio de creches e pré-escolas municipais.
  8. Ensino Fundamental e Médio: Garantir o acesso, permanência e conclusão do ensino fundamental e médio, oferecendo uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral dos estudantes.
  9. Educação Inclusiva: Promover a educação inclusiva, assegurando o acesso e a permanência de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e outras necessidades especiais na rede regular de ensino, com suporte pedagógico e estrutural adequado.
  10. Articulação com Instituições de Ensino Superior e Técnico: Estabelecer parcerias com instituições de ensino superior e técnico, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e formação profissional que contribuam para a melhoria da educação municipal.