Secretário(a): Leidjane Virães Neta
Horário de atendimento: 07:00h às 15:00h
E-mail: saude@sirinhaem.pe.gov.br
Atribuições:

As atribuições da Secretaria de Saúde incluem:

1. Planejamento e Gestão do Sistema de Saúde: Elaborar e coordenar a implementação de políticas, programas e ações de saúde, visando o fortalecimento e a melhoria contínua do sistema de saúde municipal.
  2. Atenção Básica: Oferecer serviços de atenção básica à saúde, por meio de unidades de saúde da família, postos de saúde e centros de saúde, garantindo o acesso da população a consultas médicas, exames, vacinas e medicamentos essenciais.
  3. Vigilância Epidemiológica: Realizar a vigilância epidemiológica, monitorando e investigando a ocorrência de doenças transmissíveis, surtos e epidemias, e adotando medidas de prevenção, controle e enfrentamento.
  4. Vigilância Sanitária: Fiscalizar e controlar estabelecimentos e produtos que possam representar riscos à saúde pública, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros.
  5. Promoção da Saúde: Desenvolver programas e campanhas de promoção da saúde, incentivando hábitos saudáveis, prevenção de doenças, atividades físicas, alimentação saudável, e combate ao tabagismo, alcoolismo e uso de drogas.
  6. Atendimento Especializado: Oferecer serviços de atendimento especializado em áreas como saúde mental, saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do idoso, entre outros.
  7. Urgência e Emergência: Garantir o atendimento de urgência e emergência à população, por meio de unidades de pronto atendimento (UPAs), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), hospitais de referência e outros serviços especializados.
  8. Assistência Farmacêutica: Garantir o acesso da população a medicamentos essenciais, por meio da oferta de serviços de dispensação, distribuição, armazenamento e controle de medicamentos na rede pública de saúde.
  9. Gestão de Recursos Humanos e Finanças: Gerir recursos humanos e financeiros da saúde, garantindo a adequada alocação de recursos, a valorização dos profissionais de saúde e o funcionamento eficiente dos serviços de saúde.
  10. Educação em Saúde: Promover a educação em saúde, capacitando profissionais de saúde, gestores e comunidade em temas de saúde pública, prevenção de doenças, cuidados com a saúde e uso adequado dos serviços de saúde.